sábado, 9 de junho de 2012



PROJETO MEIO AMBIENTE.....OBRA DO BERÇO

Este dia foi maravilhoso as crianças junto com os educadores da Instituição Obra do Berço Onde, participei deste evento maravilhoso.fizeram um trabalho incrível onde cada turma faziam relatos de como estava o nosso planeta e de como poderíamos colaborar para a preservação do meio ambiente ,teve também  musica clássica ao vivo,filme sobre o meio ambiente sendo destruído pelo Homem.cartazes relatando o trabalho de cada um ...e de como cada um poderiam colaborar para um planeta sustentável.Achei muito importante também os pequenos falando sobre os sete objetivos do milênio,mostrando a preocupação com o futuro do nosso mundo





“APRENDENDO COM OS RECURSOS NATURAIS”
As experiências propostas para as atividades da Feira de Ciências/2012 da escola estimularam a observação, a experimentação e a pesquisa, onde os alunos relacionaram o conteúdo com o cotidiano.
Professora Mara Viviam


É muito interessante saber a teoria sobre uma matéria escolar, pesquisar em livros e estudar é sempre importante para compreender os conteúdos, mas quando partimos para a experiência, na prática de como as coisas funcionam, aí sim, fica muito mais fácil para realmente aprender uma matéria na escola.

Organização de uma Feira de Ciências

É de suma importância ter um senso de equipe, organização, empenho e muita disposição! Os professores e coordenadores da escola devem estar liderando esta empreitada, mas com a colaboração ativa dos alunos.

Professores e coordenadores terão a incumbência de prever uma data no calendário escolar, orientar os alunos para o desenvolvimento dos projetos, criar normas de funcionamento da feira, cuidar da segurança, além da orientação, divulgação e montagem.

Já para os alunos cabe a tarefa mais prazerosa o desenvolvimento dos projetos a partir de conteúdos estudados em sala de aula. É necessário ter um espírito cientista, ou seja, quanto à observação, formulação de hipóteses, criação do experimento e verificação da veracidade das hipóteses.

O que o aluno precisa fazer para participar de uma Feira de Ciências?

Precisa inicialmente de um tema desafiador que os envolvam nos seguintes quesitos: observação, especulação, formulação de hipóteses, experimentação, dedução e conclusão.

Após esta escolha verificar os matérias necessários, o tempo utilizado para a realização do mesmo e a continuidade da pesquisa científica. Conforme a concretização da pesquisa surgirá novas ideias e assim, a anotação se tornará necessária. Podendo começar os estudos no laboratório científico caso a escola tenha!

Para que tudo isso ocorra os professores devem estar ligados com seus alunos, constantemente os estimulando e auxiliando com respeito ao projeto científico.
Agora caros professores, coordenadores e alunos “mãos a obra”!

Elaborado por: Priscila Data: 24/04/2012
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira de Ciências 02
Viva o banho de espuma
Fabrique os próprios produtos de higiene com a garotada. Essa técnica pode ser útil para uma feira de Ciências
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNR6sfPwKUx4Fj6oevhqrDOZD2kZ9eL19QtKo5WGz7CGI8obva4TqAMMSNn3FqWOf9UwA8xKBaZuucPThthJ8tCp_DnTR5CjVQ3jSX49S28AMshIWu8HjZDM2lETnjGsxg-aeEhgnUfbM/s1600/untitled+44.png
Foto: Fábio Mangabeira (novaescola@atleitor.com.br)

Nada mais gostoso, depois de um cansativo dia de trabalho, do que um bom chuveiro quente, não é mesmo? A cultura do banho diário, no Brasil, é um legado dos povos indígenas. E também um privilégio e uma necessidade, por causa do clima quente e da abundância de recursos hídricos. Tudo isso pode ser assunto de aula. Os cuidados com a higiene e a orientação para a saúde estão sempre entre os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais. NOVA ESCOLA traz três opções que mostram como fabricar produtos de beleza sem gastar muito. Além disso, você pode ensinar a receita a seus alunos. Eles podem aproveitar a dica em casa ou na próxima feira de ciências.

Cabelos Sedosos


Conheça uma receita de xampu muito simples e fácil de fazer

Material

 70 ml de base de xampu
 3 ml de essência (livre escolha)
 1 ml de extrato vegetal
 130 ml de água destilada
 Corante à base de água
 Copo de medidas
 Bastão

Como fazer
Dissolva no copo a base de xampu em água destilada. Coloque a essência e o extrato vegetal e misture bem. Reserve até que toda a espuma da superfície tenha se dissolvido. Depois, é só embalar em frascos plásticos.

Relaxe com sal grosso

Os efeitos relaxantes de um banho são potencializados pelos sais. Esse produto, vendido em lojas especializadas, nada mais faz do que aproveitar as propriedades terapêuticas do velho sal grosso. Veja como produzi-lo.

Material

 100 g de sal grosso w 20 g de sulfato de magnésio w 8 ml de essência de rosas w
 Corante à base de água na cor rosa
 20 g de sulfato de magnésio
 8 ml de essência de rosas
 Corante à base de água na cor rosa
 10 g de pétalas de rosas desidratadas
 Saco plástico

Como fazer
Coloque os ingredientes dentro do saco. Agite até obter uma mistura mais ou menos homogênea ou até que o sal fique tingido por igual. Cuidado para não colocar corante em excesso. Para conseguir um efeito diferente, use apenas pétalas de flores desidratadas.
Para cuidar da pele

A maior vantagem do sabonete líquido é o pH neutro, que agride menos a pele.

Material

 50 ml de base de xampu
 150 ml de água destilada
 9 ml de base perolada
 1 ml de extrato vegetal
 3 ml de essência (livre escolha)
 Copo de medidas
 Bastão

Como fazer

Use o copo para dissolver a base de xampu em água destilada. Adicione a base perolada e mexa com o bastão. Misture a essência e o extrato vegetal. Deixe descansar até que a espuma da superfície desapareça.


Elaborado por: Juliana Macedo Em: 10/05/2012
Sites que valem a PENA...
http://www.brasilescola.com
http://www.dominiopublico.gov.br
http://portal.mec.gov.br
http://www.psicopedagogiabrasil.com.br
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.portaldafamilia.org.br/
http://www.construindoinfancia.com.br/
http://educarparacrescer.abril.com.br

sexta-feira, 8 de junho de 2012





AULA-FORA 02








 Segundo Lunetta,1991, uma aula prática ajuda no desenvolvimento de conceitos, além de servir de estratégia e auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado.
As aulas-fora podem ser trabalhadas em sala de aula de diversas formas, como por exemplo, confecção de um cartaz em conjunto, trabalho explicativo, peça teatral, enfim vai depender do objetivo do professor.
Bom! Aqui vão algumas dicas de aula-fora para serem trabalhadas com crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental:
·         Visita ao “Detran” para a conscientização de um transito mais seguro;
·         Museu UFMS é um lugar muito interessante para o conhecimento de obras;
·         Teatro “Glauce Rocha” oferece espetáculos para maior conhecimento em arte;
·         O CRÁS é um ambiente natural onde os alunos poderão ter contato direto com a natureza e conhecer vários tipos de animais.  

Fonte:  www.aulafora.com, acesso em 24/04/2012.





Planos de aula

Tema: Meio ambiente
Disciplinas dos anos iniciais do ensino fundamental.
Todos os planos são flexíveis para aluno com deficiência físico.
Português, matemática, artes, geografia, história e educação física.







 Plano de aula
Educação física



OBJETIVOS.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança nas propriedades capacidades motoras.
CONTEÚDOS
- Reconhecimento dos limites do corpo.
- Exploração das possibilidades de movimento do corpo.

Anos
1° e 2°.

Tempo estimado
:
Uma aula de 40 minutos cada.
Materiais necessários
Cordas, bambolês que foram confeccionados com tubos de PVC, cones e tatames.
Desenvolvimento:
Em uma roda e converse sobre as possibilidades de movimentação do nosso corpo. Pergunte quais movimentos eles costumam realizar no dia a dia, como caminhar até a escola ou quando brincam com os colegas; com os relatos das crianças sobre os movimentos que costumam fazer. Com a turma espalhada pela quadra ou pelo local em que ocorre a aula, dê comandos para que realizem os movimentos discutidos, como, caminhar, pular, jogar entre outros. Também estimule os alunos a criar movimentos novos a partir dos que foram experimentados.
AVALIAÇÃO:
É importante observar se os objetivos propostos para estas aulas foram gradativamente entendidos e atingidos pelos alunos. Tenha atenção especial nos momentos de socialização das experiências motoras e momento da realização do registro coletivo das atividades, pois pode ser necessário reajustar as propostas para se adequar o conhecimento da turma ou planejar atividades mais para frente.










Projeto Quem conta um conto aumenta um ponto

           A fundamentação teórica desse projeto para ser desenvolvido se apóia sobre a tese de que o trabalho com a literatura infantil e juvenil pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando a formar leitores.
          A literatura infantil, nas escolas de despertar alegria e encanto quando trabalhada de forma significativa pelo aluno. Além disso, ela pode desenvolver a imaginação, os sentimentos, a emoção, a expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa.
           Ler não é decifrar palavras. A leitura é um processo em que o leitor realiza trabalho ativo de construção do significado do texto, apoiando-se em diferentes estratégias, como seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor.
          No aspecto cognitivo ela proporciona as crianças meios de desenvolver habilidades que agem como facilitadores dos processos de aprendizagem.
          Essas habilidades podem ser desenvolvidas no aumento do vocabulário, nas referencias textuais, na interpretação de texto, na ampliação do repertório lingüístico, na reflexão e criatividades.
           Essas habilidades propiciam no momento de novas leituras a possibilidades do leitor fazer interferências e novas releituras agindo, assim como facilitador do processo de ensino aprendizagem não só da língua, mas de outras disciplinas.
           Justificativa- A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulado de forma criativa a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado. Pensando nesse contexto o projeto ¨Quem Conta UM Conto Aumenta Um Ponto pretende resgatar o gosto a leitura, a interpretação e a produção por meio da contação de história,este projeto busca reunir escola e comunidade em atividades de pesquisa e informação que contribuam para o resgate da história da comunidade tornando o aluno peça principal do processo ensino-aprendizagem.
           Objetivos Gerais – Estimular o prazer pela leitura, trabalhar com gêneros literários diversos possibilitando ao aluno a aquisição de competências leitoras.
Resgatar histórias da comunidade por meio de contos populares;
Desenvolver a reescrita de histórias e produção textual.
           Objetivos Específicos- Ampliar o repertório de histórias conhecidas, familiarizarem com histórias, construir habilidade de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de histórias.
           Relacionar textos e ilustrações manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões, vivenciar situações de leitura compartilhada.
           Realizar leituras orais e silenciosas de história, interpretar histórias lidas, realizar estudos de vocábulos, assistirem exibições de DVDS e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros.
          Escutar histórias fonadas, lidas ou contadas pelo professor ou colegas, montar histórias ou trechos de histórias, participar de roda de leitura. Ilustrar com desenhos.
           Confeccionar livretos com histórias trabalhadas. Participar do dia D de leitura e contação de historia expondo textos trabalhados.
Ações necessárias – Levantar acervo da escola
Seleção de literatura infantil e infanto juvenil.
Criação de cantinhos de leitura nas salas de aula.
Criação de caixas ou baús da leitura
Implantação de empréstimos de livros a comunidade.
METODOLOGIA
Apresentação do projeto aos alunos
Contação de historias por professores
Contação de histórias por alunos
Contação de histórias por pessoa da comunidade local
Leitura orais de histórias por professores
Leituras orais e silenciosas pelos alunos
Interpretação oral e escrita de historias lida pelos professores.
Interpretação oral e escrita de histórias lidas pelos alunos
Rescrita de Histórias.
Estudo de vocabulário presente nas histórias lidas pelos alunos.
Exibição de DVDS e vídeos de histórias ou trecho de histórias trabalhadas.
Realização de roda de leitura;
Reescrita de histórias;
RECURSOS- Vários tipos textuais de diversos gêneros, literatura infanto juvenil, aparelho de TV E DVD, aparelho de som, mídias CD E DVD, caixas de leitura, Cartolina, papel metro, cola, hidrocor.
Procedimentos – Durante o projeto que deve durar todo ano letivo, as aulas devem ocorrer uma vez por semana, onde os alunos sorteados toda aula deve apresentar na próxima aula de leitura um conto novo, pedindo auxilio aos pais para que contem contos diferentes para serem compartilhados com os colegas da sala. O professor também contara histórias e convidara membros da comunidade para que contem historias para os alunos, que devem ser sempre estimulados a leitura e em cima das historias o professor devera elaborar atividades relacionadas a leitura dos contos.Confecções de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades de escrita de contos e re-contos
Avaliação – a avaliação ocorrera durante todo o  processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos alunos em atividades de produção da escrita e oral,atuação da pessoas da comunidade e envolvimento de todos.