sábado, 9 de junho de 2012


       SARAU 01

 Sarau Literário (Ensino Fundamental)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbt0PTUcTAhkV5Mcp7DrOnh3B4kpFs9yxtxx_Aebhh0GdBvE1aZ7O25n8C5NvbmmrqOVlTpJETfgdTJHS4cTCtFQpf0iXdQi7MMg-5Z4aY6V5EfPcmyRfoGun_7iWs9YPfnpLJIIeA-Z0/s320/Milton_NascimentoB.jpg

Milton Nascimento: Travessias

 O Sarau é uma atividade que tem o objetivo de estimular a leitura de obras contemporâneas e com expressividade significativa no cotidiano. Foi proposto a leitura Manuel Bandeira, Carlos Drumond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Mário Quintana, Chico Buarque e Cartola. Para 2009 elegemos Milton Nascimento e sua travessia pela história, da música e da própria sociedade brasileira.

Vamos apresentar um olhar sobre uma extensa obra de arte no campo da música, mas que é atravessado pelos grandes momentos da história de uma vida, de um brasileiro que fala do Brasil e seus encontros com a terra, com as pessoas, com a família, com a política e com a literatura, mas também com o racismo, com a injustiça social e com a ditadura.

A travessia de um artista marcado pelas amizades e grandes parcerias nos serve de tema educativo, por entendermos que a cada dia torna-se mais necessário perceber o quanto é fundamental estabelecer parcerias com os que nos rodeiam e fazem parte de nossa história.

Importante incentivo à leitura num molde prático e fácil de aplicar.

Elaborado por: Priscila Data: 25/04/2012


MENSAGENS

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_tyC_M1HkMGBidN9t_jd91pXNWjrYC6_tJ05glc3PY8McALsAwXEoYmZE-31q7Bxn8bJ75BZxM0uvSHpG6V42NKFgGdYOUFEAQOSpCIMfvqf-aOr9Dg7yOsC_C7fLtF1V8Rtn6U9GheA/s320/EDUCAO~1.JPG

"O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la."
Ralph Emerson

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZsk5eLMP60WyoYHkQT4Fm8uX37tlOAOkMXet9Pliil7s-A1-DDy_fwkY1Gu0YR8jhdU12mKuohxD_HTtKaH_zXvl4Nk3dCwci2eW3OeY8XsA5QwBoKAm0cPCQnTcV7QXKWN9r9RqXlNY/s320/untitled+2.png

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."
Esopo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4yE18lM-NZN-tO6UI8h2iybbhu1AWYotqsPVp6H_VNV_Cd8ko4OKkLqTw7ifJwk-eg5ZwQ5KzNxs_u40i7kX7zfjo5jBTcoExEdaEcluXZB9wzHLQ4b3K08o_96Sy3GNrffQXJz398iA/s320/criancasbrincando.gif

"O guerreiro da luz aprendeu que Deus usa a solidão para ensinar a convivência. Usa a raiva para mostrar o infinito valor da paz. Usa o tédio para ressaltar a importância da aventura e do abandono. Deus usa o silêncio para ensinar sobre a responsabilidade das palavras. Usa o cansaço para que se possa compreender o valor do despertar. Usa a doença para ressaltar a benção da saúde. Deus usa o fogo para ensinar sobre a água. Usa a terra para que se compreenda o valor do ar. Usa a morte para mostrar a importância da vida."
Paulo Coelho


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhau22Yg6NpTmt9fD75-MX8ZD_rXfVHj76mieEKg8_FOt9l7SRNoNT_u_nfVomOhfx-mjseRrExEfsncAgekVEt3_zoRPUcz5GgfPqlUkBmpnq9HkJvaQiNPWKwQlbaTz41Njv4y5yIIlE/s320/Educar+e+aprender.JPEG

“A educação é um processo lento de lapidação de uma pedra bruta de inestimável valor que precisa ter um grande número de facetas polidas que a façam brilhar, que realcem sua beleza intrínseca.”
Gabriel Chalita
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4p7uXQeHdSbOnsxi7Ur6k4p4IEDxj5I2FTBaarcBRlRjsUkwiMnuatrXuETZpiH3wvBhdiNwqeXr0uk9AeOzMWBmJZxDNbd4ApVnD8wD41U2QcOCQLSlDgYM9t6gLdVdJVii3kjPxqTA/s1600/artigos_clip_image002b.jpg

“Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando um outro mundo, mais rico e mais belo, mais cheio de possibilidades e invenções do que o mundo onde, de fato, vive.”
Marilena Chaui
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2C-Yu6fVVHpy-ZnC4yV1OMlGFbnaI0IHSyqn2HfKxmI5vs32RPHF8P2Nxlo3hUyJq7E04zxa3cdljTaT6AnkCxFsrrwj7_zzvMcarRoNbe9y98MyCodUVwAQgdxSbzuM1xzm1UpM2V9E/s320/professores.JPG
“Para que os alunos aprendam, o professor deve ser capaz de colocar-se no lugar deles e compreender as suas motivações e preocupações.”
Antônio Carlos G. Costa



                      Fundamental l
Questões que ocorrem no fundamental.
Alunos com deficiência intelectual
Ajudar o aluno sem fazer as atividades por ele

O desafio principal na inclusão dos alunos com deficiência intelectual é garantir que ele avance na aquisição da leitura e da escrita, contribuindo com o trabalho da turma de alguma maneira e dentro das suas possibilidades.

Antecipar as etapas e deixar que o aluno repita e execute atividades com ajuda do professor responsável pela sala de recursos, é uma ação importantíssima para que ele consiga discutir o tema junto dos colegas em sala. Peça para que ele destaque nos textos lidos algumas palavras-chave, o que pode ser feito no contraturno.

Flexibilize o gênero que está sendo trabalhado com a turma, propondo que o aluno com deficiência intelectual elabore listas que serão utilizadas em alguma etapa do projeto. Durante as produções coletivas, coloque imagens e palavras-chave no quadro para que esse aluno possa consultá-las e assim, contribua para o desenvolvimento da tarefa.

Nas atividades em grupo, organize uma equipe favorável à participação do aluno com deficiência intelectual (amigos, crianças com facilidade de relacionamento etc.). Quando necessário, coloque -o para trabalhar junto a um colega, ainda dentro do grupo, que deverá dividir com ele as atividades a serem realizadas.

Se a coordenação motora do aluno ainda não estiver tão desenvolvida, inclua papéis em tamanho maior e lápis ou canetas com pontas mais grossas. Oriente os pais ou o AEE em como ajudar o aluno em casa, sem realizar a atividade por ele.
O que é escrita pelo aluno na alfabetização inicial
Uma situação didática imprescindível no ensino da língua escrita

A escrita pelo aluno na alfabetização inicial é uma situação didática em que o professor cria condições para que o aluno escreva, antes mesmo de dominar completamente o funcionamento do sistema alfabético. Os principais exemplos dessa situação são as atividades de escrita de textos memorizados (poemas, par lendas, canções, trava-línguas) e de listas de palavras ou expressões de um determinado campo semântico familiar ao aluno (nomes dos colegas da turma, ingredientes de uma receita, títulos de histórias conhecidas etc). O registro desses textos pode ser feito com letras móveis ou com lápis e papel, a depender do conhecimento que a criança possui sobre o alfabeto e sua grafia.

Nessas situações, os alunos são convidados a pensar sobre as relações grafofônicas e as peculiaridades da língua escrita. A intenção é fazer com que eles investiguem quais letras, quantas e onde usá-las para escrever. Nesse contexto, as intervenções dos professores são fundamentais para provocar a reflexão nos alunos. É preciso fazer questionamentos diversos para ajudar a criança a pensar. Alguns exemplos de perguntas carregadas de intencionalidade: a palavra que você vai escrever começa com que letra? Termina com qual? É por meio de reflexões desse tipo que as crianças entendem a ligação entre os sons e as possíveis grafias.

Isso não significa que a única intervenção possível é a pergunta e que os alunos precisam descobrir tudo sozinhos. O professor precisa perceber o limite dos alunos e deve fornecer informações, conforme enfatiza a pesquisadora argentina Ana Maria Kaufman "é importante que o professor, seja como for, ensine. Porque erros muito sérios foram cometidos pensando assim: ah, se isso é uma construção, a psicogênese, há que se ver como a criança avança, temos de deixá-la... Não, o professor sempre deve ensinar, ler e escrever com as crianças e propor situações de leitura e escrita e fornecer informação."

Atenção: a situação de escrita pelo aluno não é a única atividade da alfabetização inicial. Ela precisa ser articulada a outras três situações didáticas fundamentais: a leitura pelo aluno, a leitura em voz alta pelo professor e a produção de texto oral com destino escrito (também conhecida como ditado para escriba). Confira abaixo quando esses roteiros serão publicados
 http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/carreira/ser-professor-escolha-poucos-docencia-atratividade-carreira-vestibular-pedagogia-licenciatura-528911.shtml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário