AULA-FORA 02
Segundo Lunetta,1991, uma aula prática ajuda
no desenvolvimento de conceitos, além de servir de estratégia e auxiliar o
professor a retomar um assunto já abordado.
As
aulas-fora podem ser trabalhadas em sala de aula de diversas formas, como por
exemplo, confecção de um cartaz em conjunto, trabalho explicativo, peça
teatral, enfim vai depender do objetivo do professor.
Bom!
Aqui vão algumas dicas de aula-fora para serem trabalhadas com crianças do 1º
ao 5º ano do Ensino Fundamental:
·
Visita
ao “Detran” para a conscientização de um transito mais seguro;
· Museu UFMS é um lugar muito interessante para o conhecimento de obras;
· Teatro “Glauce Rocha” oferece espetáculos para maior conhecimento em arte;
· O CRÁS é um ambiente natural onde os alunos poderão ter contato direto com a natureza e conhecer vários tipos de animais.
· Museu UFMS é um lugar muito interessante para o conhecimento de obras;
· Teatro “Glauce Rocha” oferece espetáculos para maior conhecimento em arte;
· O CRÁS é um ambiente natural onde os alunos poderão ter contato direto com a natureza e conhecer vários tipos de animais.
Planos de aula
Tema: Meio ambiente
Disciplinas dos anos iniciais do ensino fundamental.
Todos os planos são flexíveis para aluno com deficiência físico.
Português, matemática, artes, geografia, história e educação física.
Plano de
aula
Educação
física
OBJETIVOS.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança nas propriedades capacidades motoras.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança nas propriedades capacidades motoras.
CONTEÚDOS
- Reconhecimento dos limites do corpo.
- Exploração das possibilidades de movimento do corpo.
Anos
1° e 2°.
Tempo estimado:
- Reconhecimento dos limites do corpo.
- Exploração das possibilidades de movimento do corpo.
Anos
1° e 2°.
Tempo estimado:
Uma aula de 40 minutos cada.
Materiais necessários
Cordas, bambolês que foram confeccionados com tubos de PVC, cones e tatames.
Materiais necessários
Cordas, bambolês que foram confeccionados com tubos de PVC, cones e tatames.
Desenvolvimento:
Em uma roda e converse sobre as
possibilidades de movimentação do nosso corpo. Pergunte quais movimentos eles
costumam realizar no dia a dia, como caminhar até a escola ou quando brincam
com os colegas; com os relatos das crianças sobre os movimentos que costumam
fazer. Com a turma espalhada pela quadra ou pelo local em que ocorre a aula, dê
comandos para que realizem os movimentos discutidos, como, caminhar, pular,
jogar entre outros. Também estimule os alunos a criar movimentos novos a partir
dos que foram experimentados.
AVALIAÇÃO:
É importante observar se os objetivos propostos para estas aulas foram gradativamente entendidos e atingidos pelos alunos. Tenha atenção especial nos momentos de socialização das experiências motoras e momento da realização do registro coletivo das atividades, pois pode ser necessário reajustar as propostas para se adequar o conhecimento da turma ou planejar atividades mais para frente.
É importante observar se os objetivos propostos para estas aulas foram gradativamente entendidos e atingidos pelos alunos. Tenha atenção especial nos momentos de socialização das experiências motoras e momento da realização do registro coletivo das atividades, pois pode ser necessário reajustar as propostas para se adequar o conhecimento da turma ou planejar atividades mais para frente.
Projeto Quem conta um conto
aumenta um ponto
A fundamentação teórica desse
projeto para ser desenvolvido se apóia sobre a tese de que o trabalho com a
literatura infantil e juvenil pode contribuir significativamente para o
desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando a formar leitores.
A literatura infantil, nas escolas de
despertar alegria e encanto quando trabalhada de forma significativa pelo
aluno. Além disso, ela pode desenvolver a imaginação, os sentimentos, a emoção,
a expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa.
Ler não é decifrar palavras. A
leitura é um processo em que o leitor realiza trabalho ativo de construção do
significado do texto, apoiando-se em diferentes estratégias, como seu conhecimento
sobre o assunto, sobre o autor.
No aspecto cognitivo ela proporciona
as crianças meios de desenvolver habilidades que agem como facilitadores dos
processos de aprendizagem.
Essas habilidades podem ser
desenvolvidas no aumento do vocabulário, nas referencias textuais, na
interpretação de texto, na ampliação do repertório lingüístico, na reflexão e
criatividades.
Essas habilidades propiciam no
momento de novas leituras a possibilidades do leitor fazer interferências e novas
releituras agindo, assim como facilitador do processo de ensino aprendizagem
não só da língua, mas de outras disciplinas.
Justificativa-
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que
quando estimulado de forma criativa a redescoberta do prazer de ler, a
utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
Pensando nesse contexto o projeto ¨Quem Conta UM Conto Aumenta Um Ponto
pretende resgatar o gosto a leitura, a interpretação e a produção por meio da
contação de história,este projeto busca reunir escola e comunidade em
atividades de pesquisa e informação que contribuam para o resgate da história
da comunidade tornando o aluno peça principal do processo ensino-aprendizagem.
Objetivos
Gerais – Estimular o prazer pela leitura, trabalhar com gêneros literários
diversos possibilitando ao aluno a aquisição de competências leitoras.
Resgatar histórias da
comunidade por meio de contos populares;
Desenvolver a
reescrita de histórias e produção textual.
Objetivos
Específicos- Ampliar o repertório de histórias
conhecidas, familiarizarem com histórias, construir habilidade de ouvir
histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de histórias.
Relacionar textos e ilustrações
manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões, vivenciar situações
de leitura compartilhada.
Realizar leituras orais e
silenciosas de história, interpretar histórias lidas, realizar estudos de
vocábulos, assistirem exibições de DVDS e vídeos de histórias e contos de diversos
gêneros.
Escutar histórias fonadas, lidas ou
contadas pelo professor ou colegas, montar histórias ou trechos de histórias,
participar de roda de leitura. Ilustrar com desenhos.
Confeccionar livretos com histórias
trabalhadas. Participar do dia D de leitura e contação de historia expondo
textos trabalhados.
Ações necessárias –
Levantar acervo da escola
Seleção de literatura
infantil e infanto juvenil.
Criação de cantinhos
de leitura nas salas de aula.
Criação de caixas ou
baús da leitura
Implantação de
empréstimos de livros a comunidade.
METODOLOGIA
Apresentação do
projeto aos alunos
Contação de historias
por professores
Contação de histórias
por alunos
Contação de histórias
por pessoa da comunidade local
Leitura orais de
histórias por professores
Leituras orais e
silenciosas pelos alunos
Interpretação oral e escrita
de historias lida pelos professores.
Interpretação oral e
escrita de histórias lidas pelos alunos
Rescrita de Histórias.
Estudo de vocabulário
presente nas histórias lidas pelos alunos.
Exibição de DVDS e
vídeos de histórias ou trecho de histórias trabalhadas.
Realização de roda de
leitura;
Reescrita de
histórias;
RECURSOS- Vários tipos
textuais de diversos gêneros, literatura infanto juvenil, aparelho de TV E DVD,
aparelho de som, mídias CD E DVD, caixas de leitura, Cartolina, papel metro,
cola, hidrocor.
Procedimentos –
Durante o projeto que deve durar todo ano letivo, as aulas devem ocorrer uma
vez por semana, onde os alunos sorteados toda aula deve apresentar na próxima
aula de leitura um conto novo, pedindo auxilio aos pais para que contem contos
diferentes para serem compartilhados com os colegas da sala. O professor também
contara histórias e convidara membros da comunidade para que contem historias
para os alunos, que devem ser sempre estimulados a leitura e em cima das
historias o professor devera elaborar atividades relacionadas a leitura dos
contos.Confecções de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras
atividades de escrita de contos e re-contos
Avaliação – a avaliação
ocorrera durante todo o processo de seu
desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos alunos em atividades de
produção da escrita e oral,atuação da pessoas da comunidade e envolvimento de
todos.
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