sábado, 9 de junho de 2012






“APRENDENDO COM OS RECURSOS NATURAIS”
As experiências propostas para as atividades da Feira de Ciências/2012 da escola estimularam a observação, a experimentação e a pesquisa, onde os alunos relacionaram o conteúdo com o cotidiano.
Professora Mara Viviam


É muito interessante saber a teoria sobre uma matéria escolar, pesquisar em livros e estudar é sempre importante para compreender os conteúdos, mas quando partimos para a experiência, na prática de como as coisas funcionam, aí sim, fica muito mais fácil para realmente aprender uma matéria na escola.

Organização de uma Feira de Ciências

É de suma importância ter um senso de equipe, organização, empenho e muita disposição! Os professores e coordenadores da escola devem estar liderando esta empreitada, mas com a colaboração ativa dos alunos.

Professores e coordenadores terão a incumbência de prever uma data no calendário escolar, orientar os alunos para o desenvolvimento dos projetos, criar normas de funcionamento da feira, cuidar da segurança, além da orientação, divulgação e montagem.

Já para os alunos cabe a tarefa mais prazerosa o desenvolvimento dos projetos a partir de conteúdos estudados em sala de aula. É necessário ter um espírito cientista, ou seja, quanto à observação, formulação de hipóteses, criação do experimento e verificação da veracidade das hipóteses.

O que o aluno precisa fazer para participar de uma Feira de Ciências?

Precisa inicialmente de um tema desafiador que os envolvam nos seguintes quesitos: observação, especulação, formulação de hipóteses, experimentação, dedução e conclusão.

Após esta escolha verificar os matérias necessários, o tempo utilizado para a realização do mesmo e a continuidade da pesquisa científica. Conforme a concretização da pesquisa surgirá novas ideias e assim, a anotação se tornará necessária. Podendo começar os estudos no laboratório científico caso a escola tenha!

Para que tudo isso ocorra os professores devem estar ligados com seus alunos, constantemente os estimulando e auxiliando com respeito ao projeto científico.
Agora caros professores, coordenadores e alunos “mãos a obra”!

Elaborado por: Priscila Data: 24/04/2012
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Feira de Ciências 02
Viva o banho de espuma
Fabrique os próprios produtos de higiene com a garotada. Essa técnica pode ser útil para uma feira de Ciências
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNR6sfPwKUx4Fj6oevhqrDOZD2kZ9eL19QtKo5WGz7CGI8obva4TqAMMSNn3FqWOf9UwA8xKBaZuucPThthJ8tCp_DnTR5CjVQ3jSX49S28AMshIWu8HjZDM2lETnjGsxg-aeEhgnUfbM/s1600/untitled+44.png
Foto: Fábio Mangabeira (novaescola@atleitor.com.br)

Nada mais gostoso, depois de um cansativo dia de trabalho, do que um bom chuveiro quente, não é mesmo? A cultura do banho diário, no Brasil, é um legado dos povos indígenas. E também um privilégio e uma necessidade, por causa do clima quente e da abundância de recursos hídricos. Tudo isso pode ser assunto de aula. Os cuidados com a higiene e a orientação para a saúde estão sempre entre os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais. NOVA ESCOLA traz três opções que mostram como fabricar produtos de beleza sem gastar muito. Além disso, você pode ensinar a receita a seus alunos. Eles podem aproveitar a dica em casa ou na próxima feira de ciências.

Cabelos Sedosos


Conheça uma receita de xampu muito simples e fácil de fazer

Material

 70 ml de base de xampu
 3 ml de essência (livre escolha)
 1 ml de extrato vegetal
 130 ml de água destilada
 Corante à base de água
 Copo de medidas
 Bastão

Como fazer
Dissolva no copo a base de xampu em água destilada. Coloque a essência e o extrato vegetal e misture bem. Reserve até que toda a espuma da superfície tenha se dissolvido. Depois, é só embalar em frascos plásticos.

Relaxe com sal grosso

Os efeitos relaxantes de um banho são potencializados pelos sais. Esse produto, vendido em lojas especializadas, nada mais faz do que aproveitar as propriedades terapêuticas do velho sal grosso. Veja como produzi-lo.

Material

 100 g de sal grosso w 20 g de sulfato de magnésio w 8 ml de essência de rosas w
 Corante à base de água na cor rosa
 20 g de sulfato de magnésio
 8 ml de essência de rosas
 Corante à base de água na cor rosa
 10 g de pétalas de rosas desidratadas
 Saco plástico

Como fazer
Coloque os ingredientes dentro do saco. Agite até obter uma mistura mais ou menos homogênea ou até que o sal fique tingido por igual. Cuidado para não colocar corante em excesso. Para conseguir um efeito diferente, use apenas pétalas de flores desidratadas.
Para cuidar da pele

A maior vantagem do sabonete líquido é o pH neutro, que agride menos a pele.

Material

 50 ml de base de xampu
 150 ml de água destilada
 9 ml de base perolada
 1 ml de extrato vegetal
 3 ml de essência (livre escolha)
 Copo de medidas
 Bastão

Como fazer

Use o copo para dissolver a base de xampu em água destilada. Adicione a base perolada e mexa com o bastão. Misture a essência e o extrato vegetal. Deixe descansar até que a espuma da superfície desapareça.


Elaborado por: Juliana Macedo Em: 10/05/2012

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